23 de agosto de 2013

Santiago do Chile: Um Sonho Realizado!

Chegou a hora de relatar a minha aventura no Chile!!!!!! Vamos lá?

No início de outubro de 2012, através de contatos acadêmicos, consegui uma bolsa de uma semana de estudos, com tudo pago, para fazer um curso no Chile com um grupo de amigos da minha faculdade. A partir de então, comecei a me preparar para a realização deste sonho.

E então, quais são as coisas mais importantes que devemos fazer/saber antes da viajar?

Pesquisar um pouco sobre o pais

Na época, fiz uma pesquisa rápida na internet para obter informações sobre o país: costumes, população, clima, etc. Recomendo o site do país para pesquisar as principais informações sobre o Chile. Também li esse site, que faz um apanhado geral sobre informações do Chile.

Bom, agora que eu já estava um pouco mais informada, e sabendo que estava fazendo frio (diga-se de passagem, MUITO FRIO!!!) comecei a preparar as coisas que seriam necessárias levar para a viagem.

Em lugares  onde a temperatura é próxima a de zero é necessário levar casacos e roupas de frio certos, pois não é qualquer capote ou calça que consegue esquentar o nosso corpo diante desse frio. Nesse caso, é sempre bom levar não só calça jeans, mas também calça legging para se usar por baixo da calça jeans, assim como luvas, botas de couro e meias bem grossas. Casacos de algodão esquentam melhor, mas tem que ser realmente casaco grosso, para poder aguentar e barrar o frio.

Comprando pesos chilenos

Resolvi levar dinheiro local, mas pode-se optar por levar cartão pré-pago e recarregar com a quantia desejada em locais especializados, opção que para alguns é mais segura (consulte seu banco para maiores informações) e para isso era preciso trocar pela moeda de lá: o peso chileno. Na época, o valor do real em comparação ao peso chileno era de 1 000 pesos chilenos para 4 reais.

É interessante buscar casas de câmbio para fazer a compra de peso chileno que tenham o melhor valor de taxa de câmbio. Também é preciso fazer o pedido com antecedência, visto que, dependendo da casa de cambio e da quantia solicitada, você precisará encomendar a quantia e esperar alguns dias. Então, nada de fazer as coisas em cima da hora!

Moedas chilenas Fonte

Notas de pesos chilenos Fonte

Documentos importantes

Para entrar no país, não é obrigatório a apresentação do passaporte (saiba mais). Quem ainda não conseguiu tirar a tempo, pode entrar no país apenas com a carteira de identidade. Entretanto,
antes de entrar no país será necessário o preenchimento de um formulário (entregue na chegada ao aeroporto de Santiago) que deverá ser entregue à polícia da alfândega . Neste momento eles te entregam um papelzinho de visto que deve ser devolvido quando voltar ao Brasil. No meu caso, eu tinha passaporte, mas mesmo assim precisei preencher o tal do formulário.

Visto de entrada e saída do Chile

Hotéis

Bom, por ter tudo pago pela Universidade do Chile não precisei passar pelo processo de busca/reserva de hotéis. Entretanto, deixo aqui uma lista de hotéis e pousadas para consulta.

O hotel em que fiquei hospedada foi o Hotel Principado, localizado em Vicuña Mackenna, 30, Providência, Santiago. É um hotel amplo, banheiro espaçoso com banheira, café da manhã farto (cheio de guloseimas!!!), quartos aconchegantes com aquecedores e wi-fi. Do café da manhã, a única coisa que senti falta foi de uma salada de fruta, com frutas de verdade, pois a de lá era servida com frutas em conservas (argh).

Passagens de avião

Também não passei pelo processo de busca e pesquisas de passagens de avião. As passagens foram igualmente compradas pela Universidade do Chile. Nada que uma pesquisa pelos sites de compra de passagem não resolva. ;)

As companhias aéreas que fizeram nosso voo foram TAM, onde fizemos escala em São Paulo, no aeroporto de Guarulhos, e LAN, donde seguimos direto para Santiago. O tempo total de viagem de São Paulo até Santiago é de aproximadamente 4 horas.

Bom, a viagem foi tranquila, exceto por alguns balanços causados por uma turbulência que pegamos no caminho. E então fiquei mais calma, quando olhei pela janela do avião e avistei a imagem abaixo:

Foto tiradas da janela do avião.

Foto por Gabrielle Winandy

Cordilheira dos Andes! O Avião estava atravessando-o naquele momento e realmente, foi uma das mais belas paisagens em que já contemplei! Indescritível!

Chegando no Chile

Depois de resolvido a questão de entrada no país, pegamos um táxi para o hotel.

DICA: É importante ter bastante atenção na escolha do táxi em um país estrangeiro. É bom se certificar que são de empresas registradas e especializadas. Resolvemos tomar um táxi da empresa transvip que fazia translados do aeroporto à hotéis da cidade. O preço do translado para o hotel ficou em torno de 20 000 pesos, para quatro pessoas, que era o nosso caso.

Restaurantes

Logo que chegamos na cidade, fomos procurar um local para comer. Encontramos lugares legais para se almoçar mesmo sendo uma tarde de domingo. Resolvemos ficar num restaurante de esquina e escolhemos um conhecido prato local chamado cazuela. A cazuela é um prato que muito se assemelha a um ensopado acompanhado de torrada de pão e um condimento chamado de pebre, lembrando muito o nosso vinagrete.

Cazuela, por Gabrielle Winandy

Pebre (fonte)

Comemos também algo parecido com bife, acompanhado de batatas cozidas. Agora não me recordo o nome do prato, mas era realmente delicioso com a carne muito macia e saborosamente temperada.

Foto por Gabrielle Winandy

Enquanto esperávamos nosso almoço chegar, vimos uma figura típica na rua. Era um senhor, que trazia uma lhama toda enfeitada com um chapeuzinho bem engraçado na cabeça. As pessoas em volta riam, se divertiam, apreciavam e pagavam para tirar foto com a lhama.

Foto por Grabrielle Winandy

A cidade oferece uma variedade de restaurantes para todos os gostos e bolsos. Encontramos desde restaurantes tradicionais como também aqueles mais conhecidos mundialmente.

No dia seguinte, saímos para jantar e comemos uma deliciosa pizza de massa finíssima (adoro pizzas de massa fina! Principalmente com meu amor!) num barzinho próximo ao hotel que custava em torno de 8 000 pesos (o equivalente a 32 reais) servindo 4 pessoas com 8 fatias.

Nos dias seguintes, eu comia no shopping que ficava perto da faculdade. A comida era relativamente boa, mas não me trazia muita novidade no paladar. Eu sentia muita falta do nosso velho feijão, já que a base alimentar da cidade era basicamente de carne e batatas. Nos shoppings a única coisa que eu mais gostava eram as sobremesas. Delícia....

Deliciosa salada de fruta com chantilly

Jantamos também num lugar que oferecia um estilo de comida mais norte americana: nuggets, batatas-fritas, ovos, linguiças, e por aí vai. Este lugar tinha uma decoração bem interessante.

Dando uma volta pela cidade

Num belo dia resolvi matar um dia de aula para conhecer a cidade, isso por que, o curso que estávamos fazendo durava uma semana, e eram oito horas de aulas por dia. Então não sobrava tempo para ir conhecer a cidade com mais calma.

Neste dia, acordei cedo, fui para a estação de metrô baquedano que dista aproximadamente 300 metros do hotel. De lá saltei na estação de metrô San Pablo (estação mais próxima do centro). Comecei a dar uma volta pela lojas do centro, que só vieram abrir as portas lá por volta das 11 horas da manhã. Visitei várias lojas de roupas, sapatos, bolsas, maquiagem, eletrônicos, brinquedos.... enfim uma infinidade de coisas a se comprar. Depois acabei encontrando uma igreja, a Igreja dos Sacramentinos. Muito belíssima, e como aprecio particularmente arquitetura de igrejas antigas, resolvi entrar para dar uma olhada.

E de repente, estou eu lá, tirando fotos dentro da igreja, quando me dou conta de que estava no meio de um velório!!!!! Saí de fininho sem que ninguém percebesse (pelo menos foi o que eu achei). Que mico!

Depois deste episódio, saí andando em busca do Museo Chileno de Arte PreColombino. Depois de andar umas nove quadras, finalmente encontrei o museu, mas infelizmente estava fechado para reformas. Fiquei sabendo posteriormente por uma colega de lá do Chile, que o museu tinha sido transferido temporariamente para outro local, próximo à praça das armas, onde fui conferir no sábado, ultimo dia de estadia no Chile.

Vasos utilizados por povos pré colombianos

Alguns tipos de cachimbos utilizados por estes povos

Alguns utensílios utilizados por estes povos

Múmia real de um bebê pré colombiano exposto no museu

Daí então resolvi voltar para faculdade, e tentar assistir uma parte da aula. Peguei o metrô até a estação mais próxima à universidade. Quando saltei, dei logo de cara com o Museu de História Natural! Aí não teve jeito, tive que entrar mesmo para conhecer! Coincidentemente estava acontecendo uma feira de ciências com as escolas locais. Um achado!!!!

Museu de História Natural de Santiago - Chile

Muitos dos ambientes recriados no museu pareciam mesmo reais, como esta que representa uma ave de rapina se alimentando de uma espécie de raposa

Ambiente recriado no museu

Alunos visitantes do museu

Alunos de escolas de ensino fundamental apresentando projetinhos desenvolvidos por eles mesmo

Parte da exposição da feira de ciências, mostrando de uma forma criativa os elementos químicos da tabela periódica e suas aplicabilidades

Exposição de aeromodelos na feira de ciências

Simulador de terremoto na feira de ciências: realmente, muito interessante!

Outros lugares interessantes por onde passei enquanto fazia um tour pelo centro da cidade foram o Palácio de La Moneda, que é a sede da Presidência da República do Chile,

Palácio de La Moneda

o prédio da Intendencia Metropolitana de Santiago, monumento no qual se desenvolve funções no âmbito do Governo Regional Metropolitano e a

Prédio da Intendencia Metropolitana de Santiago

Plaza de Armas, praça que recebeu este nome devido ao fato de armazenar, por muitos anos, uma grande quantidade de armamentos.

Plaza de Armas

Bom, depois de ter feito um tour pela cidade, resolvi pegar o ônibus de volta para o hotel.

Vista das ruas de Santiago pela janela do ônibus

Feliz pelo dia, lembrei que tinha que passar em uma loja que tinha visto nos dias anteriores para comprar alguma coisa. Nisso, o ônibus rodando a cidade inteira e eu, como uma boa turista, estava contemplando a cidade e quando me dei conta a loja já tinha passado e acabei por chegar no final de linha do ônibus. Saltei do ônibus num lugar meio deserto e, morrendo de medo, resolvi esperar o próximo ônibus sair.

Apesar disto, o que valeu a pena foi de me dar conta de que estava aos pés dos andes, e neste dia o clima tinha melhorado muito e então pude ver mais detalhes dos andes! Mais uma vez, era uma das mais belas imagens que estava vendo em minha vida! Uma sensação indescritível. Me pergunto até hoje por que não tirei uma foto daquela imagem tão linda... acho que foi por que me perdi no tempo contemplando-a e quando tinha me dado conta o ônibus já vinha passando rapidinho. Tomei então o ônibus de volta para o hotel.

Que dia tinha sido, hein? Passear sozinha por uma cidade que mal conhecia, visitar lojas, shoppings, prédios e monumentos muito interessantes, ir me virando sozinha nas situações de mais dificuldade, e no final de tudo, me perder e ir parar ao pé da Cordilheira dos Andes! Foi realmente uma experiência muito incrível!

Um pouco mais sobre a Universidad de Chile

A Universidade donde fui tomar as aulas do curso que estava fazendo não me parecia muito diferente da minha faculdade. Em alguns aspectos arquitetônicos são muito semelhantes.

Uma parte da faculdade, com uma arquitetura bem interessante

Uma das pinturas das paredes da universidade

Vista dos Andes a partir da faculdade - Foto por Gabrielle Winandy

Era o que eu sempre via quando ia tomar um café, em meio ao frio de 6 graus

Flores dos jardins da faculdade

Bom, esta foi a minha experiência em Santiago do Chile, e a realização de um sonho. Apesar de ter sido por apenas uma semana, valeu muito a pena! Um lugar lindo de se conhecer!

Espero ter ajudado com o meu relato! Para maiores informações entre em contato conosco.