29 de agosto de 2013

Como levar dinheiro em viagens internacionais?










Quem está pensando em fazer uma viagem internacional, é interessante diversificar as opções de crédito. Levar dinheiro em espécie oferece mais praticidade, mas o cartão de viagem garante mais segurança em casos de perda, por exemplo.

Segue abaixo quatro principais opções de se levar dinheiro em uma viagem internacional:

1) Utilizando cartões de crédito internacionais 

Nesse caso é preciso que você entre em contato com as administradoras dos seus cartões e a informe os países que irá cruzar e solicite a "habilitação" dos seus cartões para uso nesses países. Importante frisar que muitas regiões de países distantes não aceitam cartões de crédito.

Pode acontecer de quando estiver num determinado país e tentar utilizar seu cartão de crédito, o mesmo ter sido bloqueado pela operadora do cartão. Nesse caso, não se desespere, apenas ligue para a administradora e explique a situação e seu cartão (estando com o pagamento em dia) será liberado em poucos minutos.

2) Moedas locais ou dólares americanos 

Leve consigo moedas locais, ou leve dólar americano e faça o câmbio nos países que irá cruzar. O ideal é levar uma pequena quantidade de dólar americano, pois, caso perca, o prejuízo não será grande.

Em alguns países mais pobres ou em regiões mais remotas, não se aceitam cartões de crédito em postos de gasolina e outros estabelecimentos, assim, é sempre importante o viajante ter certa quantidade de dinheiro em moedas locais, nas aduanas/fronteiras dos países, sempre tem-se "pessoal fazendo câmbio", embora as cotações sejam sempre desfavoráveis, é aconselhável fazer o câmbio de pelo menos o mínimo de dinheiro para não entrar no país sem moedas locais.

3) Cartão de viagem internacional 

São como cartões de crédito (Visa ou Mastercard), que são previamente carregados com a quantidade de dólar americano que quiser e durante a viagem você pode utilizá-los em locais que aceitam o cartão de crédito convencional (ai será uma operação de débito) ou pode realizar saques em caixas 24 horas na moeda local. O custo de cada operação (saque) é de no mínimo U$ 2,50 e pode ser até três vezes mais, conforme o país.

Existem diversas empresas que emitem cartão de viagem. O processo é simples e ágil, com atendimento em todo o Brasil. 

4) Operação de transferência bancária internacional

Você deve se dirigir a agente autorizado a operar no mercado de câmbio, que pode ser bancos, a Caixa Econômica Federal, corretoras, distribuidoras e sociedades de crédito, financiamento e investimento e apresentar documento que lhe for solicitado para a realização da operação de câmbio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário